quarta-feira, 25 de julho de 2007

Percorrer as dunas da praia de Salir do Porto - Retrato de uma aldeia Oceanica do Oeste



Ola Passengers!

Oeste Passenger apresenta hoje este filme realizado na praia de Salir do Porto para mostrar as suas dunas e onde as criancas gostam muito de brincar com elas. 
Cada ano levo a minha familia neste local para desfrutar do seu calor intenso que dao vontade de tomar banho e ver do alto das dunas um lindo panorama da regiao Oceanica do Oeste. 
Retrato Oceanico de Salir do Porto
Geograficamente, a freguesia de Salir do Porto cobre os lugares de Salir do Porto, Casais de Salir do Porto e Bouro. Normalmente considera-se a união de Salir do Porto com os Casais de Salir do Porto como uma só aldeia: Salir do Porto, sendo as distinções entre os dois locais meramente populares, não existindo sequer distância geográfica, possui uma área de cerca de 1000 hectares de superfície, mas a área ocupada por edificações é muito menor.

As casas estão distribuídas de uma forma mais centralizada em Salir e um pouco mais dispersa na zona dos Casais, facto que talvez se deva à evolução geográfica da povoação que começou em Salir para depois se ir entendendo até aos Casais, na configuração hoje conhecida. A área que não está povoada consiste em terras de cultivo e em zonas de mato rasteiro e floresta, especialmente pinhais e eucaliptais.

Também é frequente encontrar pomares. À medida que nos aproximarmos do mar, em direcção à zona costureira popularmente conhecida por “Quebradas”, por ficar depois da zona povoada por detrás de pequenas colinas, as florestas dão lugar à vegetação rasteira que se mistura com a areia solta.

Salir do Porto, possui uma praia fluvial banhada pelo Rio Tornada (ou Rio Salir) que desagua na baía de São Martinho do Porto, que por sua vez está ligada ao Oceano Atlântico. Esta Praia está situada na zona baixa da aldeia e é de areias soltas possuindo duas partes distintas: a que é acessível directamente da Aldeia e a que fica na outra margem do Rio, já do lado de São Martinho e das Dunas. 
Do lado de Salir existe uma enorme duna com cerca de 50 metros de altura e mais de 200 de comprimento que acompanha a encosta que serve de apoio à praia, protegendo-a dos ventos fortes do oceano. Esta duna já foi considerada a maior da Europa, estando agora em progressivo estado de erosão devido à acção do vento e do próprio Homem. Entre a população esta duna é conhecida pelo nome de “Areola”. 

Sem comentários:

Os mais lidos em WEB 2.0