quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Percorrer o jardim Templário em Tómar - Castelo e Convento de Cristo


Ola passengers !

Oeste passenger apresenta hoje este filme realizado no jardim Templário de Tomar onde marchar devagar com a minha familia foi o itinerario para ir ao Castelo Templário e o Convento de Cristo. 
Este local foi sede da Ordem do Templo até 1314 e da Ordem de Cristo a partir de 1357. 
O castelo (1160) faz parte a charola octogonal (finais do século XII), santuário românico de influência oriental. Este conjunto foi classificado como Património Mundial da UNESCO em 1983. A sua área é de 54000 m2 , sendo quarenta mil de área construída coberta, o que equivale à área de uma cidade média da Idade Média. Objectivamente, é a maior área monumental de Portugal e uma das maiores do mundo.

Castelo Templário e Convento de Cristo

São três os centros de interesse a considerar para perceber o sítio: o artístico, consagrado em cada metro linear ou quadrado que se percorra e de que o Portal Principal, a Charola, a Janela do Capítulo e o Claustro de D. João III são picos de excelência; o funcional, que decorre das funções que teve, alojando monges-guerreiros e frades em clausura, e a que não falta a mata para encontrar a Natureza; e o do duplo significado da consolidação de um País, primeiro, e a sua expansão pelo Mundo ao serviço de Cristo, depois.

O Castelo dispõe de três recintos muralhados, sobressaindo os locais da Charola e da Torre de Menagem. A grande inovação surge com os portentosos “alambores” que guarnecem e reforçam a defesa da muralha. Entre a alcáçova e a charola, no espaço onde foram, no século XV, os Paços do Infante, há vestígios da ocupação muçulmana.

Sem comentários:

Os mais lidos em WEB 2.0