segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Hospital Termal das Caldas da Rainha vai reabrir em 2013...


Ola passengers !
Em 1485, no seculo XIV, D. Leonor de Portugal mandou construir em Caldas da Rainha um estabelecimento hospitalar perto de uma fonte de aguá mineral.  Essa agua unica foi classificada como sendo um remedio e ajudou os medicos durante os seiscentos anos seguintes a curar inumeras doencas aos seus utentes. 
A água mineral natural que alimenta as termas das Caldas da Rainha é indicada para o tratamento de doenças reumatismais e dos aparelhos locomotor e respiratório. É uma água hipermineralizada e um caso singular a nível mundial devido à sua composição química, como tem sido sublinhado por vários médicos. 
Neste inicio de seculo XXI, o hospital jà foi encerrado varias vezes depois de se ter observado uma bacteria perigosa, a legionella desenvolveu-se nas suas aguas. Por falta de fundos proprios e com as verbas escassas do estado (Ministerio da saúde) o estabelecimento ficou com as portas fechadas meses a fio sem ser tratado em 2012.
Hospital Termal das Caldas da Rainha está por enquanto livre de bactérias
Desinvestimento do Estado leva comissão de utentes a admitir que solução para unidade termal das Caldas da Rainha poderá passar por privados. Neste momento, o que é preciso são soluções, diz porta-voz.
O hospital mais antigo de Portugal esta a partir desta quarta-feira em plena actividade, depois de há cinco meses ter sido obrigado a suspender tratamentos devido ao aparecimento de uma bactéria persistente, mas este reinício não chega para dissipar os receios quanto ao futuro do Hospital Termal das Caldas da Rainha, frisou ao PÚBLICO o porta-voz da comissão de utentes do Centro Hospitalar Oeste (CHO), António Curado.
O Hospital Termal das Caldas da Rainha, que é também um dos mais antigos do mundo, suspendeu os tratamentos termais em Julho passado devido ao aparecimento de Legionella nas suas águas. Na sexta-feira, o Conselho de Administração do CHO, onde está integrada este estrutura, anunciou que iria ser retomada toda a actividade termal no dia de hoje. "Não há indícios de qualquer bactéria na água e vamos retomar todos os tratamentos a partir do dia 2", confirmou à Lusa Conceição Camacho, chefe do Serviço de Hidrologia do Hospital Termal das Caldas da Rainha...

Sem comentários:

Os mais lidos em WEB 2.0